A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Marcia Valéria Lira Santana, participou neste final de semana, na sede do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) e do Centro de Formação e Inclusão Social Inaê, localizados no Village Campestre, da abertura das festividades em louvor as Iabás (orixás femininos). Elas exaltam os fenômenos da natureza, as águas doces e salgadas.
O Guesb homenageia todas as deusas, principalmente sua protetora, Iansã. No sábado (6), às 19h, foi ministrada uma palestra pela professora doutora Rachel Rocha de Almeida Barros, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sobre a religião afro-brasileira em Maceió. Segundo a secretária, o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê desenvolve um trabalho que agrega cerca de 270 crianças.
“Aqui se dedica uma atenção especial à educação e à cultura. Além disso, criam-se oportunidades de emprego. A atuação da escola complementar, inserida nesse projeto, oportuniza melhores condições de vida à população deste bairro. Este momento é oportuno. O Guesb realiza um trabalho de cunho cultural, social e religioso”, reconheceu a secretária.
Já a Ialorixá Mãe Neide Oyá D'Oxum assegurou que a fé e o amor sustentam as atividades desenvolvidas pelo Projeto Inaê. A iniciativa de inclusão social está inserida no bairro, que tem alto índice de violência. “Este trabalho é uma semente que á começa a dar bons frutos. Cerca de 380 pessoas participam das nossas oficinas. Dentre elas a costura básica, informática, línguas, bijuteria e culinária afro. Temos parcerias também com a Secretaria de Estado do Turismo e da Cultura, Fundação Cultural Palmares e Sebrae. Todas as oficinas são gratuitas e abertas a todos, mesmo que não pertençam a nossa religião”, explicou Mãe Neide.
A atriz e madrinha do Guesb, Francisca Xavier Queiroz de Jesus (Chica Xavier), aproveitou o momento em que uma tradicional missa estava sendo celebrada, na sede do grupo, para homenagear os pretos velhos que, segundo ela, foram escravos na terra. “Tenho o compromisso de participar dessas comemorações todos os anos. O grupo desempenha um trabalho religioso e social maravilhoso”, garantiu Chica.
O superintendente de Educação Básica da SEE, professor Neilton Nunes, disse que a Secretaria vai trabalhar projetos e parcerias com o Guesb para resgatar a cultura afro na região. “No próximo ano, iremos também trabalhar a escolarização, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e realizar outras parcerias”, informou.
Fonte: http://www.alemtemporeal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário