Roze Martins
Sul Fluminense
Com a iminente chegada de 2009, o babalorixá José Maria de Xangô adiantou algumas previsões para o ano que se aproxima e que, de acordo com ele, será governado por Ogum (Umbanda) e por Oxossi (Candomblé). “O ano de 2009 terá muitas energias positivas porque Ogum é um orixá que abre os caminhos e porque Oxossi é o protetor da agricultura e representado pela fartura”, destaca o babalorixá, que há mais de trinta anos trabalha com previsões.
E como 2009 será um ano de novos governantes nas principais cidades da região Sul Fluminense, José Maria previu que os próximos doze meses serão de decisões importantes e positivas para o desenvolvimento de municípios como Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí.
- Os prefeitos de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), de Resende, José Rechuan, (DEM), e de Barra do Piraí, terão um governo forte. No entanto, o prefeito eleito de Barra Mansa, José Renato (PMDB), deverá se destacar com a tão esperada obra da retirado do pátio de manobras – revelou o babalorixá.
Pelas previsões de José Maria, a Rodovia do Contorno, que é outra “novela” encenada na região ao longo dos últimos anos, não deve ser encerrada em 2009. Outra previsão não tão boa: o aeroporto regional não sai do papel.
Ainda falando de política, os búzios apontaram que os dois últimos anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), serão de grandes pressões devido a crise financeira. “E isso poderá dificultar a indicação de sua sucessora à presidência, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff”, frisou o babalorixá, para quem a crise só se atenuará a partir de julho. “De um modo geral, o país e também nossa região sentirão os efeitos da crise, principalmente com relação ao desemprego”, antecipou José Maria de Xangô.
Esportes
Com relação aos esportes, o babalorixá ressaltou que “infelizmente” as revelações não foram as melhores para o Voltaço. Aliás, de acordo com os búzios de José Maria o ano de 2009 não será favorável para os times cariocas de uma maneira geral. “Por enquanto não há nenhum clube com destaque, incluindo o Voltaço, que deverá enfrentar dificuldades mesmo fazendo boas contratações”, salientou José Maria de Xangô, ao acrescentar que o ano será ótimo para o nadador Thiago Pereira e para o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, da Ferrari.
Sobre o período crítico de chuvas, comum durante o verão, o babalorixá fez a previsão de que as tragédias provocadas pelos temporais em outros estados podem se repetir na região, onde as cidades mais afetadas devem ser Barra Mansa e Resende. Conhecido por ter previsto a tragédia do Bateau Mouche (1988), a morte do sindicalista Juarez Antunes (1989), e o surto de cólera (1991), José Maria de Xangô dá dicas para quem pretende atrair coisas boas para 2009. “É sempre bom utilizar as cores dos orixás que vão governar o ano durante a festa da virada”, explicou o babalorixá. Segundo José Maria, as cores de Ogum são verde claro (Nação Ketu), azul marinho (Angola) e vermelho (umbanda). Já as cores de Oxossi são azul claro e verde.
Dicas para começar 2009 com o pé direito
Babalorixá orienta a população a rezar muito e assinala algumas dicas para ter um 2009 melhor no amor, saúde e emprego.
Amor - Para quem pretende se casar ou ter sorte no amor em 2009, o babalorixá orienta para que as pessoas, durante a virada do ano, além da tradicional roupa branca, também usem uma peça verde água ou azul clara, que são as cores de Oxossi. O pedido pelo amado ou amada deve ser feito à meia-noite ao orixá.
Emprego - Já para quem deseja garantir a permanência ou conseguir um emprego, José Maria de Xangô diz que os interessados devem comer lentilhas ou frutas na virada do ano.
Saúde - Além de fazer o pedido a Oxossi e Ogum, quem estiver com problemas de saúde também deve comer pipoca na virada de 2008 para 2009.
Dinheiro - E para quem pretende manter o bolso com dinheiro durante o ano que se aproxima, a dica do babalorixá é para que não passe a virada do ano sem uma quantia de dinheiro guardado no bolso esquerdo.
As eternas simpatias
Muito comuns nesta época do ano, as tradicionais simpatias deverão mais uma vez fazer sucesso na virada de 2008 para 2009..
- Atrair ou manter um amor
Quem é comprometida e quer manter o relacionamento deve acender duas velas amarelas. Peça a Oxum - a deusa do amor - estabilidade no relacionamento. Se for solteira, acenda uma só, e peça para que apareça alguém especial em sua vida. Depois de acesa, derrame mel em volta da vela, coloque quatro búzios, quatro moedas de mesmo valor e oito ou dezesseis rosas amarelas. Para dar certo, é preciso ficar na praia até a vela terminar de queimar.
- Para o amor voltar
Escolha oito pedaços de fitas coloridas com 1 metro (menos preto e vermelho). Olhe na direção do mar e coloque quatro fitas em cada ombro. Com os pés na água, tire as pétalas de três rosas amarelas. Jogue as pétalas por cima da sua cabeça e deixe que elas caiam no mar. Solte então uma fita de cada vez na água e peça que Oxum traga de volta quem você ama.
- Para afastar maus fluídos
Na beira do mar, com a água na altura da canela, derrame pipoca ao longo de seu corpo, da cabeça aos pés. Deixe que o mar leve a pipoca, que é um elemento do orixá Omolu, senhor da vida, da cura e da saúde.
- Para ter paz, tranqüilidade e prosperidade
Misture pétalas de rosa branca, arroz cru e uma essência e passe pelo corpo. Olhando para o mar, reze pedindo paz e prosperidade para o ano que se aproxima. Tire os sapatos e entre no mar vestida com uma roupa branca. Dê três mergulhos e dê costas para a areia.
- Para ter dinheiro o ano inteiro
Leve para a praia sete rosas brancas, sete moedas do mesmo valor, perfume de alfazema e um champanhe. Reze para Iemanjá e para os orixás que têm força no mar. Conte sete ondas e jogue as flores no mar. Em seguida, coloque o conteúdo do champanhe e ofereça aos orixás. Lave as moedas com o perfume e coloque-as na mão direita. Mergulhe a mão na água e peça proteção financeira. Deixe o mar levar seis moedas e fique com uma, que deve ser guardada como amuleto durante o ano.
Fonte: http://diariodovale.uol.com.br