Canoas - Em apenas dois dias todos estarão em 2009. E, como a cada final do ano, as pessoas ficam ansiosas em saber como serão os próximos 12 meses. A reportagem consultou o babalorixá Pai Júlio de Oxalá d’Bokum, do bairro Harmonia, que jogou os búzios, e o Pai Thomé, do Nossa Senhora das Graças, para saber quais são as previsões à nova jornada.
Os dois falaram de assuntos ligados a Canoas, dentre eles a nova administração, sobre o Rio Grande do Sul e o Brasil; deram dicas de simpatias para o novo ano e disseram quem são os dois orixás que irão comandar 2009: Ogum e Iansã. A dupla é conhecida pelas religiões afro-brasileiras como fortes guerreiros. As cores deles são o verde, o vermelho e o branco. Leia a seguir o que se pode esperar dos próximos 365 dias.
Grandes mudanças no comando da cidade
O prefeito eleito Jairo Jorge e sua vice, Beth Colombo, assumem a Prefeitura de Canoas em dois dias. O Pai Júlio de Oxalá d’Bokum prevê para a dupla um ano de muitas mudanças e dificuldades, principalmente nos primeiros três meses de 2009. “Eles precisam ter muito cuidado com a equipe deles. O Jairo vai se incomodar muito e sofrerá boicotes. Precisa ter uma maior organização interna”, disse. Conforme o Pai Júlio, haverá muita troca de secretariado e as áreas de Educação e Saúde sofrerão problemas sérios. “Na Saúde, a secretária terá que ter muito cuidado com roubos. Além disso, vejo que ela (Beth Colombo) vai mudar de secretaria no meio do caminho”, prevê.
Já as boas notícias são para as pessoas que procuram emprego. “O emprego em Canoas vai fluir, principalmente na área de construção de estradas, que estará favorecida por causa do governo federal”, anunciou.
CULTURA - Boas notícias virão para a Cultura. “Esse lado será um pouco mais cuidado”, comentou. A área de Segurança irá dar trabalho no município. O primeiro semestre do ano será mais calmo, mas depois o número de homicídios, por exemplo, não será muito diferente de 2008. “Vejo uma calamidade maior lá para os lados do Estância Velha e Guajuviras. E também haverá grande mudanças na polícia, com três pessoas.”
Para o Estado, Pai Júlio pede atenção aos assuntos ligados à natureza. Haverá escassez de água e a seca se assolará no Rio Grande do Sul. “Ocorrerão muitos desequilíbrios e isso atingirá todas as áreas, principalmente a financeira.” O babalorixá alertou ainda sobre problemas de roubo na área de segurança. “Dois deputados gaúchos irão sair”.
Natureza cobra o descaso dos homens
Solidariedade é o sentimento que as pessoas terão que praticar em 2009. Isso porque o Pai Thomé prevê muitas dificuldades relacionadas à natureza. Serão situações complicadas em todo o País. “Esse ano (2008) foi de muitas enchentes. E 2009 será um período de muita seca. As pessoas que têm problemas de pressão precisam tomar muito cuidado, pois o ar estará difícil de respirar e provocará muitas mudanças na pressão", comentou.
Pai Thomé recomenda que as pessoas, antes de se abraçar e trocar cumprimentos, façam uma oração. “As pessoas devem dar as mãos e pedir misericórdia a Deus, para que Ele tenha compaixão e os proteja diante de tanta destruição que fizeram com a natureza", explicou.
Ele lembrou do que aconteceu com Santa Catarina, que ficou destruída por causa das águas. “Foram anos de destruição da natureza, agora ela está se mostrando. Não é que ela esteja se cobrando, mas está mostrando o que foi feito a ela’’, disse.
O governo de Jairo Jorge, que começará em 2009, também foi lembrado por Pai Thomé. “Ele procurou apoio em diversas religiões, inclusive aqui. Pedimos que ele fosse mais humilde e ouvisse as pessoas, e foi isso que fez com que vencesse. Ele precisava descer do pedestal e deve seguir assim’’, alertou.
De acordo com Pai Thomé, o governo do prefeito eleito só dará certo baseado em muita conversa e paciência. “Se ele não fizer o que prometeu, o povo não irá perdoá-lo", sintetizou.
Recepcionar 2009 com fogos exige cuidados
O espetáculo proporcionado pelos fogos de artifícios são comuns na virada de ano. Mas a magia colorida e barulhenta além de criar efeitos fascinantes pode provocar acidentes se as medidas de segurança não forem respeitadas. De acordo com o proprietário de uma loja de fogos de Sapucaia do Sul, Valério Pavani, as instruções das embalagens devem ser seguidas fielmente. “Sempre aconselhamos os clientes a nunca soltar fogos com as mãos´, orientou.
O capitão do Corpo de Bombeiros de Canoas, Elemar Linei de Mello Fernandes, recomenda que as pessoas não usem fogos de artifício, mas como é quase impossível, alerta: “As pessoas devem soltar os fogos longe de crianças, em um local distante de residências e fios de energia elétrica."
Os hospitais Nossa Senhora das Graças e Pronto Socorro estão prontos para qualquer imprevisto. “Os ferimentos mais comuns são nas mãos e rostos", afirmaram os médicos Adriano Venturini e Fernando Fernandes.
Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br