O próximo ano será governado pelo orixá Ogum, o orixá guerreiro. Será um ano de firmeza, mas difícil em todos os sentidos. Essas foram as afirmações do pai-de-santo e babalorixá José Maria do Xangô, Segundo ele, a previsão é de que em 2009 a crise econômica afete a região Sul Fluminense, que também será castigada pelas chuvas e pela epidemia de dengue. O ano também será regido por Oxossi, o responsável pela agricultura, caça e pesca. O que, de acordo com ele, significa vida no Rio Paraíba do Sul, castigado pelo acidente da Servatis.
O babalorixá diz que é necessária a conscientização da população fluminense e das Secretarias de Saúde de toda a região em relação à dengue. “Todas as previsões de dengue serão concretizadas. É preciso que todos façam a sua parte para que não sofram ainda mais com a epidemia. Haverá algumas mortes por causa do Aedes Aegipty”, afirma José Maria.
Ele também alerta quanto aos fenômenos naturais. De acordo com o babalorixá, a região será atingida por fortes chuvas. “É preciso cuidado com os raios, eles estarão mais fortes no próximo ano. As cidades sofrerão muito com chuvas de granizo e enchentes. Mas todas sairão bem desses fenômenos”, conforta o pai-de-santo.
POLÍTICA
Na política, o pai-de-santo diz que será um ano difícil, mas de destaque para os prefeitos de Barra Mansa e Volta Redonda, Zé Renato (PMDB) e Antônio Francisco Neto, (PMDB), respectivamente. “As coisas vão se estabilizar a partir do segundo semestre de 2009; Zé Renato e Neto terão destaque na região, o primeiro por tirar o pátio de manobras do papel e o segundo pela experiência de governo”, informa o babalorixá, acrescentando que as obras do pátio de manobras seguirão em ritmo constante. Já o aeroporto de Volta Redonda não sairá do papel no próximo ano.
ECONOMIA
No âmbito econômico ele prevê dificuldades nas empresas regionais. “A crise econômica começa a afetar as empresas logo no primeiro mês. Serão muitas demissões, principalmente na CSN”, descreve José Maria, dizendo que Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, será a sucessora do presidente Lula.
ESPORTE
Apesar das contratações dos times regionais, Voltaço, Resende e Barra Mansa, o babalorixá, afirma que isso não adiantará, já que os times não vão se reerguer. “O ano será difícil, no geral, para todos os times cariocas, um dos grandes poderá ser rebaixado. Já o nadador Thiago Pereira será destaque conquistando vitórias para o Brasil”, informa José Maria, dizendo que usar, no momento da virada de ano, as cores dos orixás, Ogum, azul-marinho e verde-água, ou Oxossi, azul-claro e verde-escuro, traz bons fluidos para o ano que se inicia.
Fonte: http://www.avozdacidade.com