Católicos e espíritas festejam Nossa Senhora da Conceição e Oxum nesta segunda-feira
Fredson Navarro, do Emsergipe.com
A comunidade católica festeja nesta segunda-feira, Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Aracaju. O dia também é de festa para os candomblecistas e umbandistas que festejam Oxum, deusa das águas doces e da beleza, que no sincretismo religioso é representada por Nossa Senhora da Conceição. O dia dos católicos começou no início da manhã desta segunda-feira, 8,com o ofício de Nossa Senhora, na Catedral Metropolitana de Aracaju. Em seguida, celebração de missa dos devotos, missa solene, celebração inter-confessional.
No período da tarde, tem rosário de Nossa Senhora e a procissão, homilia, bênção do Santíssimo Sacramento e missa. O itinerário do cortejo tem início na praça Olímpio Campos, seguindo pela rua Itaporanga, Lagarto, pela avenida Barão de Maruim, Itabaiana e praça Olímpio Campos. Os ritos também são em comemoração aos 100 anos de Diocese e 50 anos de arquidiocese. Toda a festa vai lembrar ainda o trabalho realizado por quem já esteve à frente da arquidiocese da capital neste período.
O grupo Afoxé, do Abacá São Jorge também começaram as comemorações na madrugada, presenteando a deusa Oxum com um grande balaio, que contém presentes como espelhos, pentes, batons e outros artigos femininos. As homenagens encerram às 18 horas, quando o bloco Afoxé, composto apenas por mulheres, sairá em cortejo a partir do farol da Orla de Atalaia, seguindo até os arcos ao som da banda.
A previsão é de que o bloco conte com a presença de 2.500 mulheres não só do Candomblé, mas também da Umbanda e Nagô, todas religiões com matriz africana. O cortejo também deverá contar com a presença de Organizações Não Governamentais (ONG‘s), que lutam pelos direitos femininos e de igualdade racial.
Fonte: http://emsergipe.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário