Para todos, um 2009 cheio de SAÚDE, PAZ DE ESPÍRITO, HARMONIA e FELICIDADES. É o que sinceramente desejamos! Esperamos ainda que as comemorações de Natal tenham transcorrido de acordo com o espírito de união familiar e comunitária que o evento cristão desperta e universaliza para todas as culturas.
O Natal, na sua essência, é um evento que diz respeito a uma determinada religião - o cristianismo, e não tem necessariamente paralelo nas outras religiões, mesmo aqui no Brasil, onde nos acostumamos a pensar sincreticamente. Sempre que alguém me pergunta: "Quem é Jesus no Candomblé?", fico desconcertada em ter que responder que Jesus, enquanto homem histórico e base da fé cristã, não diz respeito à religião dos orixás, embora o sincretismo tenha feito um paralelo do arquétipo dele com Oxalá. Contudo, a família e a comunidade são centrais para a cultura yorubá, e nesse sentido, o sentimento de confraternização que o espírito natalino desperta certamente nos diz respeito, e por isso comemoramos a data como todos, em união familiar e comunitária.
Quanto à passagem de ano, para nós tem valor ritual, pois cada ano é regido por um odu e dois orixás (geralmente um casal). Por isso fazemos um ritual para tomar conhecimento de quais serão os regentes a fim de, posteriormente, potencializarmos o que virá de positivo e nos precavermos e minimizarmos o que está previsto para vir de negativo. E já que estamos falando do assunto, podemos adiantar a informação de que 2009 será regido pelo odu Ogundá Otrupon e pelo casal de orixás Ogun e Iansã.
Para a nossa fé, os odus representam destinos, aquilo que está no nosso caminho. Ogundá Otrupon nos deu como principal mensagem para 2009 o provérbio "casa de ferreiro, espeto de pau". Dela podemos abstrair vários recados, como a necessidade da ação, da participação, da mobilização e da responsabilização de cada um de nós, a nível pessoal e social, para que 2009 transcorra positivamente.
Quanto aos orixás, Ogun é o orixá masculino que transforma o ferro. Forja utensílios, ferramentas e armas. É o orixá do trabalho e da guerra. Também Iansã - orixá feminino - é cultuada como orixá guerreira. Por isso entendemos que 2009 será um ano propício para aqueles que têm força de vontade e objetividade. Esses estarão mais propensos a transpor as dificuldades e realizar os seus projetos. Com muita garra e luta, estarão mais aptos a atingir os seus objetivos. 2009 será o ano para os que não têm medo de arregaçar as mangas. Essa é a energia positiva que o ano trará em si, e nós da religião dos orixás nos empenharemos em potencializá-la com muito axé.
Por outro lado, o risco, a energia negativa que não queremos para 2009, e por isso precisaremos nos empenhar em minimizá-la, é a possibilidade da violência, dos conflitos, das guerras. E quando dizemos violência, nos referimos a todos os âmbitos, doméstico e social, local, regional ou global. Outra previsão negativa que inspira precauções é a de epidemias. É importante lembrar que, quando buscamos as previsões através dos oráculos, não necessariamente teremos força para evitá-las, mas cientes delas, trabalharemos já previamente para minimizá-las.
Enfim, embora os analistas financeiros prevejam grave crise para 2009, acreditamos que, apesar de tudo, será um ano propício às realizações. Então, empenhem-se! Que venham os projetos pessoais e sociais.
Axé!
*historiadora e candomblecista
Fonte:http://www.sidneyrezende.com