A crise econômica mundial refletiu no preço das oferendas aos orixás. A vela, por exemplo, subiu 70% em relação ao ano passado. Segundo o dono da Universo dos Orixás, no Mercadão de Madureira no Rio de Janeiro, Duarte Oliveira da Rocha, alguns clientes deixaram de comprar o pacote com 10 velas de sete dias para levar apenas uma, de 21 dias.
Os simpatizantes da Umbanda e do Candomblé também reclamam do aumento de até 50% no kit para Iemanjá em comparação com 2007. Azeite de dendê, louças e bebidas são outros itens que ficaram mais caros, porém, como o reajuste não foi significativo, lojistas preferiram manter os preços, para atrair compradores.
Para Rocha, o impacto da crise ainda não é devastador. Ele explica que muitos comerciantes ainda trabalham com produtos estocados e, por isso, vendem produtos com a tabela antiga.
"Quando houver necessidade de novas compras é que a coisa vai complicar. Isso deverá ocorrer já no mês que vem", disse.
A crise também afetou o movimento pelos corredores do tradicional centro comercial da zona norte. "As vendas caíram pelo menos 20% em relação ao ano passado", afirmou Rocha.
Fonte: http://br.invertia.com/noticias