A praia de Copacabana ontem foi palco para as homenagens a Iemanjá. Duas carreatas, circularam pela cidade - uma partindo de Madureira e outra do Estácio - com destino as areias de Copacabana para os rituais de fim de ano das religiões afro-brasileiras.
Sem chuva e com animação 'de sobra', os fiéis cantaram, dançaram e homenagearam orixás e outras entidades que pertencem a tradição afro-brasileira. Vários barcos com pedidos e agradecimentos a Rainha do Mar foram lançados nas ondas da praia.
Na areia foram montadas algumas tendas, e em uma delas havia médiuns que estavam disponíveis para 'darem passe'. Os médiuns realizavam uma limpeza espiritual passando um galho de arruda no corpo do fiel. A fila para receber passe estava enorme.
Fabiano Faria, morador de Oswaldo Cruz, foi pela segunda vez consecutiva a festa de Iemanjá na praia de Copacabana. "Eu fui criado no catolicismo, mas um amigo me levou para conhecer a Umbanda e eu fui participando aos poucos, compreendendo o que acontece. Vim na praia pela primeira vez no ano passado, gostei tanto que estou de novo aqui", disse Fabiano.
A mãe de Fabiano, Maria Célia, estava acompanhando o filho e era sua primeira vez numa festa de praia para Iemanjá. "Eu sou católica, educada na Igreja, mas estou gostando da festa. Meu filho me trouxe para conhecer", comenta Célia.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com