Salvador - Nesta sexta-feira (dia 9) serão discutidos os detalhes da celebração religiosa que acontece na Igreja da Conceição da Praia, antecedendo a saída do Cortejo da Lavagem do Bonfim, no dia 15 (quinta-feira). Por quatro anos consecutivos, católicos, judeus, mulçumanos, espíritas, protestantes e seguidores do Candomblé participam dessa celebração inter-religiosa.
Depois de pedir a bênção de Deus, o cortejo terá início às 9 horas, rumo à Colina Sagrada, tendo previsão de chegada à Igreja do Bonfim por volta do meio-dia. A maior festa popular de Salvador deve reunir milhares de pessoas, vindas de todos os bairros da cidade e até mesmo de outras cidades do Estado e do Brasil. Quinhentas baianas, com suas rendas, panos da costa e quartinhas d´água vão participar do cortejo, integrado por diversas entidades que têm até segunda-feira (dia 12), para se inscrever junto à Empresa Salvador Turismo (Saltur), antiga Emtursa, na Avenida Vasco da Gama, Dique do Tororó.
Após a saída do cortejo oficial, integrado por baianas e autoridades à frente, saudado por uma grande queima de fogos, será a vez das entidades e carroças, que partem da Avenida Contorno. Ao longo dos oito quilômetros de percurso acontecerão mais queimas de fogos. Depois de percorrerem o trajeto, as baianas cumprirão um ritual bi centenário, lavando as escadarias da Igreja do Bonfim, num ato de alegria e fé que atrai turistas de todo o mundo, além de devotos de diversas religiões, principalmente católicos e do Candomblé.
As entidades cadastradas pela Saltur - entre elas bandas de sopro, charangas, agremiações carnavalescas, afoxés e grupos de percussão e carroças ficarão concentradas na Avenida Contorno e, como informa o diretor de festas populares, Luciano Sotelino, devem respeitar a ordem de chegada no local. Para ter acesso à Contorno, será necessária a apresentação da ficha de inscrição que garante a participação da entidade no desfile.
Fonte: http://www.jornaldamidia.com.br