Em orubá, a língua do Candomblé, "o kuabó oo 2009!" significa dar as boas-vindas ao ano que tem início hoje. E chega forte, sob a proteção de Oxossi Logum Edé, um guerreiro manso, cuidador das águas e do amor. Filho de Oxum, a orixá responsável pelo amor - que surge no primeiro sábado e terceiro dia do ano, reforçando ainda mais esse sentimento nas pessoas, representada por Nossa Senhora Aparecida -, o ano terá Oxalá como segundo regente, o forte orixá, pai de todos os santos, que se assemelha ao Senhor do Bom Fim e a Nosso Senhor dos Navegantes. Oxossi, no Candomblé, representa São Jorge, mas somado a Logum Edé é São Miguel Arcanjo.
A informação é do babalorixá Azoane Jilólá, que há 47 anos é praticante do Candomblé e do jogo de Ikiri, onde os búzios são jogados na peneira para apresentar suas previsões. A Gazeta foi conferir o que os orixás reservam para o ano que começa. "Será um ano de muito amor entre as pessoas, que estarão mais carentes e por isso, mais carinhosas, filhos mais amorosos, menos abandonados, casais mais harmoniosos. Isso se explica pela relação entre o guerreiro Oxossi e sua mãe Oxum, que por causa dela leva o nome de Logum Edé", falou Jilólá.
Ele esclarece que Oxossi normalmente é considerado um guerreiro das florestas, mas essa relação com Oxum o torna uma entidade amorosa. Mas sua ligação com o verde o mantém forte na proteção das matas. "Por isso será um ano em que as devastações das florestas estarão mais controladas, porque as pessoas serão mais conscientes", disse o babalorixá. "É preciso lembrar que a natureza tem donos e as pessoas precisam respeitar os orixás que deus manda para cuidar do que usamos no planeta."
PREFEITURA. O segundo mandato do prefeito Barjas Negri à frente de Piracicaba não terá grandes novidades, segundo o babalorixá. "Será uma continuidade do primeiro, mas sua empatia com a cidade o coloca como um prefeito sem substitutos por um bom período de tempo."
Ele prevê que problemas de saúde novamente afastarão o prefeito de suas funções, por um curto período de tempo, no segundo semestre deste ano. "É o ano espiritual dele, tem que cuidar de Abalu Aiê e Oxalá, os dois orixás que fazem parte da vida dele e o tornam um político sem inimigos, porque Oxalá é um bom pai, um orixá da paz, da tranqüilidade", comentou. "Outra coisa é que ele deixou muito como ministro e pode chegar à Presidência da República, pois conta com políticos influentes do partido para apoiá-lo."
Sobre o novo secretariado municipal, o pai de santo falou que uma secretária irá atrapalhar o andamento dos trabalhos, podendo ser substituída.
CÂMARA. Na Câmara de Vereadores, a pressão levará um vereador à renúncia e, no lugar, assumirá um suplente de nome bastante conhecido. Ainda sobre a Câmara, a remodelação do prédio do Legislativo não é vista com bons olhos pelos búzios, que prevêem problemas envolvendo dinheiro. "Agora não é a melhor época para promover a reforma, o melhor será deixar para 2011", falou Jilólá.
XV. Para o Esporte Clube XV de Piracicaba, a previsão é a mesma que Azoane Jilólá repete desde 1995: "a terra do campo do XV precisa ser mexida. O time tem tudo para voltar à 1ª Divisão, o problema está no terreno, não nos jogadores".
CRISE. A crise mundial será branda com Piracicaba. É o que indicam os búzios, que antecipam a instalação na cidade de duas novas empresas, de origem européia, ainda não anunciadas pela administração. A vinda está prevista para setembro.
Fonte:www.gazetadepiracicaba.com.br