O ano de 2009 promete ser de muitos conflitos, greves e violência. Sob a regência de Ogum, conhecido como São Jorge pela igreja Católica, as pessoas neste ano devem ter muito cuidado com os gastos em excesso e ações instintivas. Ogum tem como principais características a luta, a batalha e a vitória.
Conforme a ialorixá, Mãe Leila do Xapanã, as pessoas deverão ficar atentas com acidentes no trabalho, nas estradas, no mar e no campo. “Condutor imprudente jamais chega ao seu destino”, alerta. Segundo ela, as pessoas estarão mais impulsivas, por isso, “é necessário pensar duas ou três vezes antes de falar ou realizar algo importante como compras, vendas e abertura de novas empresas comerciais”, enfatiza.
Mesmo com todos esses dilemas, Leila afirma: “Dentro do possível, vejo grandes empreendimentos para Rio Grande no setor portuário, rodovias, saúde, pesca e agricultura” e destaca: “É um ano de muita cautela, luta e união para termos a vitória tão esperada”.
Com relação ao meio ambiente, Leila diz que a humanidade estará respeitando mais a natureza e lutando para sua conservação. Por isso, este será um bom ano para a agricultura. Já na saúde, é necessário, segundo ela, cuidados com todos os ossos do corpo, especialmente os da cintura, pernas, pés e mãos e também muito cuidados com problemas de pulmão e estômago. E no amor? Bom, este promete ser um ano de muitas paixões, “mas, por favor, tentem ser mais compreensivos com seus parceiros”, aconselha Leila.
Além do comando de Ogum, 2009 terá o auxílio de Inhansã (Santa bárbara) a senhora dos ventos e tempestades; Oxóssi (São Sebastião) o senhor da caça e da floresta; Ossanhe dono das folhas, medicinais, defensor da saúde e São Cosme e Damião protetor das crianças.
Fonte:www.jornalagora.com.br