TERESINA (Piauí) - A dona-de-casa Maurineide dos Santos, de 38 anos, morreu, neste sábado, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em onsequência de queimaduras de terceiro grau em 80% de seu corpo. As queimaduras foram provocadas durante ritual de umbanda em terreiro do pai-de-santo Wellington, no bairro Santa Clara, na periferia da capital do Piauí, às 21h de segunda-feira.
O marido da dona-de-casa, Juvenal Cristiano dos Santos, afirmou que Maurineide dos Santos sentia fortes dores de cabeça e em outras partes do corpo e procurou o salão de umbanda do pai-de-santo Wellington para participar de rituais e tentar curar suas doenças. Segundo ele, na sessão de umbanda, Maurineide dos Santos, vestida apenas com biquini, teve o corpo banhado em álcool. Em seguida, o pai-de-santo ateou fogo no salão em local afastado de Maurineide dos Santos com a justificativa de "tirar o espírito", mas as chamas terminaram atingindo todo o corpo de dona-de-casa.
A irmã de Maurineide dos Santos, Jaqueline dos Santos, afirmou que a dona-de-casa acreditava que os rituais de umbanda levariam à cura das dores em seu corpo.
- Ela foi para ser curada e não para morrer. Colocaram álcool em seu corpo e depois colocaram fogo. O combustível atraiu as chamas - disse Jaqueline dos Santos.
Ela informou que a família vai entrar com ação na Justiça contra o terreiro de umbanda, pedindo indenização pela morte de Maurineide dos Santos. Ela acrescentou que apenas o rosto de Maurineide dos Santos não foi atingida pelo fogo.
As mulheres e os umbandistas que estavam no terreiro no momento do incidente tentaram controlar as chamas com água, o que terminou agravando ainda mais os ferimentos na pele da dona-de-casa.
Maurineide dos Santos tinha dois filhos, um de 9 e outro de 12 anos.
A Delegacia do 10º- Distrito Policial de Teresina abriu inquérito para apurar a morte de Maurineide dos Santos e suas circunstâncias.
Fonte: http://oglobo.globo.com