JornaldaCidade.Net
Aracaju (20 nov) - Nesta quinta-feira, 20, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Inspirada na data em que o país se propôs a refletir sobre a importância e a inserção do negro na sociedade brasileira, a Aperipê TV produziu o Especial Orixás, como forma de celebrar a cultura negra em Sergipe. Rodado durante a segunda semana de novembro em Aracaju e Laranjeiras, o Especial vai ao ar neste sábado, 22, às 15h, com reprise no domingo, às 21h30.
O documentário leva o telespectador ao mundo do candomblé. O culto aos orixás, a ligação com os elementos da natureza, os rituais, a relação entre a religião afro-brasileira e a católica e o funcionamento dos terreiros são alguns dos pontos abordados no documentário. O Especial traz, ainda, depoimentos de seguidores do candomblé e estudiosos no assunto, que buscam desmistificar a religião e quebrar tabus e preconceitos.
A fé e a crença dos adeptos do candomblé impressionam pela veracidade e pela força. Os seguidores são pessoas que dedicam suas vidas ao culto dos orixás e à transmissão da religião para outras gerações. Os adeptos do candomblé reúnem-se em irmandades ou comunidades e possuem um estilo de vida próprio, com total devoção à religião. O terreiro é o local onde acontecem os rituais e foi, também, o lugar onde a equipe da Aperipê TV conseguiu as imagens mais interessantes.
Como explica o diretor do documentário, Beto Matuck, o Especial Orixás surgiu da vontade da Aperipê TV em difundir ainda mais a cultura negra em sua programação: “A emissora tem o interesse em divulgar cada vez mais a cultura negra, e a produção deste Especial representa, na verdade, o começo de um resgate da cultura negra sergipana”, afirma o diretor.
Fonte:www.jornaldacidade.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário